Logo
Siga-nos
Escolha do Patrono

Dr. Antonio Augusto Reis Neves, era natural da cidade do Trás os Montes em Portugal, nascido em 17 de fevereiro 1880 a filho de Benigno e de Guilhermina veio com os seus pais com a idade de um ano para o Estado do Rio Grande do Sul, onde fixaram residência em Santa Maria, então concluíndo seus primeiros estudos revelando desde cedo sua extraordinária capacidade intelectual. Dotado de grande personalidade e enérgica determinação regressando a Portugal para a companhia de seus avós a fim de prosseguir seus estudos, completando os com distinção em Coimbra.

 

Obteve como prêmio uma bolsa de estudo pela Mitra do Vaticano, através da qual sempre com brilhantismo doutorou-se em Teologia, defendendo a tese em Direitos Canônicos, título reconhecido e que o fez Secretário do Papa Pio XII.

 

De volta ao Brasil, por insistência dos padres da Companhia de Jesus, prestou em vários colégios da referida Companhia, relevante cooperação educacional como educador militante do Colégio Santo Inácio RJ, passaram por suas mãos nomes que forem ilustres como Camilo Gama, primogênito de Rui Barbosa e tantos outros que fizeram histórias, contraiu matrimônio por três vezes, sendo a 1ª esposa Guiomar deste enlace 11 filhos.

 

O segundo casamento com Benedita Bueno de Camargo, que pouco viveu pois faleceu um ano depois vítima de parto. O terceiro matrimônio, realizado com, Maria Georgina Ferreira (D. Nenzinha), que nasceu um filho, Renato Costa Neves.

 

Dr. Neves que nunca pretendeu fazer história, mas se tornou história que o próprio tempo se incumbiu de fazê-la e hoje falamos de um dos mais proeminentes personagens da nossa história, “O Velho Neves”, como era carinhosamente chamado por todos.

 

Amou Olímpia, seus alunos a quem carinhosamente chamava de “meus meninos”.

 

Dono de um Estabelecimento de Ensino particular conceituado o Colégio Olímpia, única Escola com internato em toda vasta região sendo internato masculino e feminino em 1943.

 

Criou a Escola Normal Livre “Nossa Senhora da Conceição” e também “Escola de Comércio” junto a esse grande educador temos que destacar a figura de Dona Georgina, Dona Nenzinha ,foi sua companheira de luta e trabalho durante 38 anos, que foi seu pulso firme e braço direito na direção e administração do internato onde sabia distribuir muito amor, carinho e orientação todos; o casal de proprietários do Colégio proporcionava aos seus alunos mesmo aqueles sem condições financeiras para o pagamento, o mesmo estudo e oportunidades.

 

Elevou o seu colégio às alturas, sendo reconhecido como um dos melhores e mais famoso estabelecimentos de ensino do Estado. Incentivou os esportes as artes, e era obsecado por sua fanfarra, a segunda melhor do Estado com mais de cem figurantes. Nos dias de desfile, ia caminhando ao lado e observando até o final do desfile, quando postava se à frente, no alto alpendre do Colégio ,e ordenava o toque da “Marcha Batida”, que sempre levava o “Velho Neves” ás lágrimas.

 

O Colégio Olímpia foi primordial na vida de nossa cidade e na formação de caráter de muitos jovens, enfim era uma grande família, com atuação importante em todos os segmentos da vida dos jovens em Olímpia, pertencer à fanfarra ou á equipe esportiva era o anseio de todos os alunos.

 

No salão nobre do colégio, eram realizadas as chamadas ‘brincadeiras”,aos sábados, com conjunto musical do próprio colégio. Nos eventos esportivos, suas equipes estavam sempre presentes: Jogos Abertos do Interior, Jogos Regionais, Natação, Basquete, Vôlei sempre prestigiadas pelo Dr.Neves, figura que representava a moral e o ensino.

 

Faleceu em 5 de outubro de 1970 ,com 91 anos onde foi decretado luto oficial por 3 dias

 

É também Dr. Antonio Augusto Reis Neves o nome de nosso maior patrimônio, o Thermas dos Laranjais, que nos tornou Estância Turística e conhecido em todo país pois nas suas terras que esta localizado o Parque Aquático, sendo doado 11 alqueires de terra pelo seu filho Renato Costa Neves.

 

Ao querido estimado olimpiense de coração Dr. Neves receba esta homenagem do Arquivo Público Municipal, como mais um marco na sua trajetória de vida, nosso abraço e eterna gratidão ,descanse em paz ao lado do Pai Celestial.

 

 

Solenidade de Inauguração

 

Institucionalização por Lei e Escolha do Patrono
antonio augusto reis neves e georgina alves ferreira neves.JPG
antigas-12.jpg
4.jpg
antigas-19.jpg
ap07.jpg
ap06.jpg
ap04.jpg
ap05.jpg
ap03.jpg
ap02.jpg
Arquivo Público - Olímpia/SP
ENDEREÇO
R: David de Oliveira, 307 Bairro: Centro
CEP: 15400-000
NEWSLETTER
Inscreva-se e receba nossos informativos em seu e-mail
Newsletter
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet