Logo
Siga-nos
Arquivo Público restaura primeiras Atas da Câmara Municipal

Na tarde da última quinta-feira, 30 de maio, o prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, participou de um ato histórico no Gabinete Executivo. Isto porque, em um encontro com o presidente da Câmara, Antônio Delomodarme (Niquinha), e os vereadores Marcão Coca, Fernandinho Silva, Hélio Lisse e João Magalhães, a secretária de Administração, Eliane Beraldo, e a bibliotecária Maria do Carmo Passi, apresentaram a restauração das Primeiras Atas da Câmara Municipal, referentes ao período de 1918 a 1952.

A recuperação foi realizada pelo Arquivo Público Municipal "Dr. Antônio Augusto Reis Neves", na qual os documentos passaram, durante três meses, por um árduo trabalho de restauração e higienização. As atas também foram digitalizadas e, em breve, estarão disponíveis no site da Câmara Municipal para acesso e pesquisa.

As Atas trazem em seus conteúdos deliberações e projetos de leis que marcaram a história da cidade de da década de 10 até os anos 50. Nos documentos, são encontrados registros da inauguração da primeira capela; a elevação do povoado à categoria de distrito do município de Barretos recebendo o nome de Vila Olímpia, em homenagem à Maria Olímpia Rodrigues Vieira, afilhada do Engenheiro Reid; a fundação do primeiro Grupo Escolar em 1919 e do Anita Costa em 1940; o calçamento da cidade; a construção do prédio de Correios e Telégrafos.

Além destes históricos, as atas contêm informações sobre a Construção Estádio Tereza Breda; voto de aplauso ao senhor Natal Breda pela doação do terreno, onde era sua fazenda; a Verba para o Aéreo Club (com a finalidade de formar pilotos e promoção de atividades literárias e recreativas), entre outros.

De acordo com o prefeito Fernando Cunha, folhear as páginas das atas remete ao início do município e como a cidade se desenvolveu durante as décadas.

"O trabalho de restauração possibilita aos munícipes ter acesso à história de Olímpia. Agora, estes documentos estarão disponíveis em plataforma digital e esse importante acervo servirá como fonte preciosa de pesquisas, pois nele encontram-se aspectos históricos da origem e da evolução política, econômica e administrativa do município. O Arquivo Público Municipal "Dr. Antônio Augusto Reis Neves" vem resgatando os documentos de décadas passadas e contribuindo para a preservação de nossa história", destaca o prefeito.

A entrega das atas também foi acompanhada pelos secretários municipais Guto Zanette (Governo) e Mary Brito (Finanças).

Arquivo Público restaura primeiras Atas da Câmara Municipal

Arquivo Público - Olímpia/SP
ENDEREÇO
R: David de Oliveira, 307 Bairro: Centro
CEP: 15400-000
NEWSLETTER
Inscreva-se e receba nossos informativos em seu e-mail
Newsletter