prefeitura de olimpia

Servidoras do Arquivo Público Iniciam Projeto Piloto do Eixo-Histórico com Acervo do Jornal Tablóide

Em 24 de Abril de 2019, o arquivo recebeu a doação do Vereador José Elias Morais (Zé das Pedras) do Jornal Tabloide ,anos de 1961 a 2000, que pertencia ao Sr. Nelito dos Santos redator e proprietário do jornal.

Após a retirada do acervo da empresa do doador, esta que foi acompanhada pela Consultoria T.G. Soluções, as servidores Ana Paula Silva, Ana Paula Rodrigues Bertolino e  Aracele Aparecida Rosa iniciaram a catalogação do acervo em agosto de 2019.

Inicialmente, o jornal foi separado por ano e também  realizada uma pré-higienação. Atualmente está sendo realizado a catalogação considerando: edição, data, quantidade de exemplares e as principais notícias. As informações referente as principais notícias são de extrema relevância pois elucidam e também compõem outros acervos como fotografia e vídeos, constituindo um inventário histórico dos acontecimentos do  município pela visão do Sr. Nelito e do Jornal Tablóide.

A estimativa para término dessa catalogação é janeiro de 2020, considerando este acervo, o 1º Piloto de Atividades nessa categoria. É importante destacar  que devido a grande quantidade de exemplares a ser organizados por data/edição e catalogados incluindo sistematicamente o cabeçalho de todas as principais notícias. A atividade requer uma rotina morosa e minuciosa quanto ao entendimento dos fatos. Após o término desse trabalho será possível ter uma noção real do volume, quantidade e qualidade do acervo ora trabalhado.

Finalizada a catalogação, a próxima etapa das atividades refere-se a digitalização, higienização e acondicionamento do acervo.

Segue abaixo a prévia de alguns exemplares já cadastrados:

Fotos vinculadas
Arquivo Público - Olímpia/SP
R: David de Oliveira, 307 Bairro: Centro CEP: 15400-000
Inscreva-se e receba nossos informativos em seu e-mail
© Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Tecnologia